CALENDÁRIOS JOGOS

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Que Hóquei temos, que Hóquei queremos? - III


Esta semana iremos ter no Blog “HOQUEIREGIONAL”, Francisco Mogas, actual presidente do HC Santarém, acumulando as funções de coordenador de todo o Hóquei do Clube.
Natural de Castelo Branco, acabaria por se radicar em Santarém fruto da sua actividade profissional (reformado das Forças Armadas). Licenciado em Gestão de empresas, Francisco Mogas, dedicou uma parte da sua vida à modalidade, primeiro como praticante (entre 1978 e 1998), abraçando posteriormente a área técnica há já 12 anos.
Fruto da sua personalidade sairia em ruptura com os “Grupo de Futebol Empregados no Comércio de Santarém” e lançaria as bases do HC Santarém que hoje conhecemos.
Vamos pois ouvi-lo sobre as incidências do hóquei regional e abordar alguns temas que pensamos ser pertinentes para a evolução desta modalidade.
  
HR - Francisco, antes de mais que balanço fazes dos 8 anos de existência, do HC Santarém?
FG- Quando se iniciou este projecto ainda no Grupo de Futebol dos Empregados no Comércio de Santarém o hóquei em patins era uma modalidade em vias de extinção em Santarém. Apenas havia uma equipa de formação que apareceu logo após o desaparecimento da equipa de seniores. Hoje o HCS tem patinagem artística com diversos títulos e hóquei em patins onde desde o primeiro título distrital tem vindo todos os anos a escrever um campeão num dos escalões de formação. Portanto, a nível desportivo o balanço é super positivo dada a projecção a nível regional e até nacional. A nível social, a maior vitória foi sem dúvida a utilidade pública atribuída em Junho do ano passado, como um reconhecimento que eu acho merecido, pelo trabalho realizado ao longo destes anos.

HR- O trabalho desenvolvido desde 2002 nas camadas jovens, é um dos mais fortes a nível Regional. Desde a Iniciação que o trabalho que vai sendo desenvolvido, nos últimos anos no Clube tem dado frutos, visíveis nos títulos que entretanto foram sendo conquistados pelos diversos Escalões. Isto deve-se à capacidade mobilizadora do Clube para atrair os jovens, ou também pelo trabalho desenvolvido pelo corpo técnico?
FM- Deve-se essencialmente a um triângulo cujos vértices, de uma maneira geral, têm funcionado: pais, patinador e treinador. Quando estes três vértices funcionam começam a surgir coisas muito engraçadas que a nível desportivo quer social. Este triângulo associado a uma Direcção virada para o mesmo objectivo tem sem dúvida tudo para ganhar e é uma garantia de sucesso a médio longo prazo. Trabalhar em escalões de formação é preciso ter a capacidade de ser muito paciente e perseverante, e aqui voltamos ao triângulo pais, treinadores e patinadores.

HR- Com a alteração dos quadros competitivos nas camadas jovens, houve necessidade de envolver as 3 Associações para a realização dos Campeonatos. Que ilações se podem tirar desta “parceria” inter associativa?
FM- Apesar do aumento de custos para os clubes que a junção das 3 associações acarreta foi sem dúvida a coisa mais acertada nos últimos 15 anos no que diz respeito ao hóquei regional. A médio longo prazo os resultados serão fabulosos. A mentalidade do Português normalmente é pensar pequenino pois somos um país diminuto. Também aqui se verifica a mesma coisa. Como é que é possível num país tão pequeno ter 12 associações. Se pensar a sério e em prol da modalidade as associações deveriam juntar-se e constituir uma única – Associação de Patinagem do Centro ou outro nome qualquer pois o nome é irrelevante. Importante é o trabalho que se realiza. Vejamos a aberração e o dispêndio de tempo e energias – existem pelo menos três pessoas que fazem na sua respectiva associação os calendários de jogos e toda a logística relativa às provas. Será que haverá esta necessidade. Até agora o que é que as Associações têm feito para o desenvolvimento das modalidades? No hóquei patins apenas gerem os campeonatos e de ano para ano esta é a rotina e não passa daqui. Que contributo deram as associações para o aparecimento de clubes para a modalidade. Antes pelo contrário, na região centro do País os dedos das duas mãos não chegam para contar as equipas que têm acabado com a modalidade.
E que tal fazer um levantamento de pavilhões onde se pode praticar o HP e a Patinagem. Artística e onde não existam.
E que tal tentar entrar em contacto com Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, fábrica de patins – TVD, Skater, e outras e em coordenação fazer o surgimento da modalidade pela zona centro naqueles locais.
Temos de semear para colher e até agora tem sido só colher – inscrição de patinadores, multas e pouco mais.
 É certo as 3 Associações têm trazido algumas provas importantes quer a nível nacional quer internacional mas isso tem trazido mais patinadores?
O Luso está na moda para eventos nacionais e internacionais mas já apareceu alguma equipa do Luso?
Um bom exemplo foi o campeonato da Europa femininos em Mira que fez aparecer o Lagonense. Mas isto é muito curto.

HR- Como Coordenador do HC Santarém, como vês o trabalho que os Clubes que estão inseridos nesta Região, vai sendo desenvolvido?
FM- Não quero particularizar mas existem poucos clubes onde o desenvolvimento da modalidade tem sido muito bom, mesmo óptimo. Desconheço como funcionam pelo que correria o risco de ser injusto ou incorrecto. Sei como temos feito para poder apresentar um trabalho de qualidade que proporcione o desenvolvimento da modalidade em Santarém e gostaria de ver todos os clubes da região com os escalões todos. Seria na verdade o ideal e estaria garantido o futuro da modalidade na zona centro do País.

HR – Existe algum constrangimento em falar das “competições” mais jovens (Escolares e Benjamins). Deve ou não existir já nestes escalões alguma forma de competição? Alguns dos requisitos que estão consignados no Regulamento Federativo tem ou não sido um entrave para o desenvolvimento da modalidade? Gostaria que desses uma opinião pessoal acerca destas questões.
FM- Sobre este assunto já escrevi um artigo que está disponível no site do HCS e noutros. Parcos foram os comentários sobre o assunto e apenas recebi dois comentários sendo um do Jaime Santos ex-treinador do CDPA.
O que é de lamentar é que um assunto tão importante para o futuro do hóquei tenha tido tão poucos comentários e opiniões.
Vivemos num país de medíocres onde importa dizer mal sobre pequenas coisas, opinar sobre vulgaridades e onde o importante passa ao lado da maior parte das pessoas, pois a massa cinzenta que possuem é tão pequena que a mesquinhez e a vulgaridade, sobrepõem-se à pouca inteligência que possuem.
Lamentavelmente este exemplo começa em cima com muitos dos políticos e arrasta-se até cá abaixo.
O que é de saudar é que ainda existem (poucas) pessoas como o Jaime Santos que opinam de uma forma positiva e construtiva tendo por trás um manancial de experiência que foram mais de 20 anos dedicado à formação do CDPA.
Para ser mais claro e conciso – se os dirigentes e essencialmente treinadores não quisessem mostrar resultados (só a vitória no final do jogo é que interessa) naqueles escalões então o artigo 55º do regulamento geral de HP não tinha necessidade de existir nem nunca tinha sido sequer pensado. A essência do artigo está correcta mas não proporciona um aumento de patinadores que é o que se pretende para aqueles escalões.

HR – Para terminar, coloco este espaço para, se assim o entender, deixar uma mensagem a todos aqueles que acompanham o HP, e em particular o Hóquei Juvenil.
FM- A Internet tem sido um meio fabuloso de divulgação da modalidade e para isso tem contribuído os amantes deste desporto que através de sites e blogs têm-se afirmado no contexto nacional e internacional dando as suas opiniões e de outros divulgando o HP da melhor maneira que sabem. Os meus parabéns a todos.
Dirigentes de Portugal e amantes do HP tentem fazer o mesmo nas associações e nos clubes. Precisa-se sangue novo, ideias novas que conjugadas com a experiência de muitos poderão fazer da modalidade o que já foi em tempos.
Costuma-se dizer, não imitem, inovem (Do not imitate, innovate). Eu direi, imitem o que está bem feito e temos alguns bons exemplos no País.
Depois é só ter paciência e perseverança para continuar no tempo.

1 comentário:

Anónimo disse...

NÃO ESTOU A ENTENDER NEM QUERO,DESTA ULTIMA FOTO SÓ Á UM JOGADOR(DIOGO CARVALHO) LINHA DE BAIXO DO LADO DIREITO E O TREINADOR QUE SE ENCONTRAM NO CLUBE, TODOS OS OUTROS ESTÃO A JOGAR NOS TIGRES ALMEIRIM. GOSTAVA DE SABER O PORQUE DE SE ENCONTRAREM COM AS CAMISOLAS DO EX:CLUBE VESTIDAS, UMA VEZ QUE TODOS SAÍRAM POR ATITUDES INCORRECTAS DO PRESIDENTE DO MESMO. TALVEZ PARA EVITAR SITUAÇÕES MENOS BOAS DEVÃO RETIRAR A FOTO.