CALENDÁRIOS JOGOS

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

QUE HÓQUEI TEMOS, QUE HOQUEI QUEREMOS ? - IV

O HOQUEIREGIONAL foi até Coimbra para conversar um pouco com Miguel Vieira, técnico da equipa Sénior e Juvenil da Associação Académica de Coimbra.
Embora jovem leva já alguns anos à frente de equipas de formação do Clube de Coimbra, e fomos auscultar o que ele pensa sobre o hóquei Jovem que se vai fazendo na região centro e saber um pouco mais daquilo que a AAC também vai desenvolvendo nesta modalidade.


HR – Michel como vês o HP na AAC, tu que levas já alguns anos a gerir equipas e como tal, com conhecimentos sobre a estrutura Academista?
Associação Académica Coimbra como Hóquei patins é um “clube” diferente dos outros clubes. Não o digo com desfavorecimento dos outros clubes nacionais, mas a perspectiva academista é de formar atletas mais numa perspectiva de preparar os jovens para a sua vida social e desportiva, se com isso se conseguir somar a perspectiva competitiva de vitória melhor. Em termos de gestão desportiva tem sido tudo feito com “cabeça tronco e membros”, sem nunca entrar em loucuras, as várias direcções que tenho tido a sorte de conhecer tiveram sempre critérios de gestão bem definidos.
HR – A AAC continua a ser uma referência Nacional, tanto como Clube assim como pelo HP. Com equipas sempre jovens tem conseguido alguns feitos nos Campeonatos Nacionais. O Clube tem conseguido segurar os bons elementos que transitam da estrutura Júnior para os Seniores, ou o Clube tem necessidade de recrutar jogadores para colmatar o plantel?
A secção de facto tem conseguido ter sempre atletas seniores oriundos das camadas jovens. A equipa é constituída com 90% atletas formados na casa. O restante dos atletas são alunos da Universidade de Coimbra que vieram para a cidade estudar desde os juniores, a direcção da secção de hóquei patins desde que sou treinador nunca teve como obrigatoriedade trazer atletas de fora da AAC, já que obrigaria a pagamento de transferências, o que já era um encargo extra para a secção, e prejudicaria os atletas da casa que vem desde jovens a trabalhar para um dia tentar a sorte no escalão superior da casa. Ao nível do escalão sénior o que a Direcção defende, é alcançar o melhor resultado possível com os atletas formados na AAC, mas se algum atleta de outro clube estiver disposto a pagar essa transferência também não se descarta a hipótese de aceitar esse atleta desde que ambas as partes estejam em mútuo acordo. Em relação a segurar os atletas da casa, temos conseguido, quando estes não vão estudar para fora da cidade já que libertamos os atletas quando estes querem sair. Mas AAC tem sido uma secção que tem demonstrado aos atletas que há mais vida para além do hóquei e que tem feito com que todos queiram cá permanecer, mesmo atletas que já representaram a selecção nacional e que tiveram propostas dos grandes clubes nacionais.
HR- Coimbra sendo um polo Académico, é natural que apareçam atletas oriundos de outros Clubes que pelo facto de irem estudar para aí, se disponham a jogar também pela Académica. O Clube é beneficiado com isso ou não?
A questão é bem colocada, na minha perspectiva a secção pouco tem beneficiado dos atletas que vem estudar para Coimbra, e no início de todas as épocas aparecem inúmeros atletas à secção académica o que por vezes é incomportável a nível logístico e de treino devido à enorme quantidade de atletas que se juntam. Muitos desses atletas que chegam a Outubro tem em média 18 anos saídos de casa para estudar em Coimbra, quando se lhe é questionado sobre ficar os Fim-de-semana para jogar ou pagar transferências, as coisas tornam-se complicadas, já que o dinheiro também não abunda na secção para pagamento dessas transferências. Se o atleta for importante para os clubes de onde vem, estes clubes oferecem soluções ou contrapartidas que a secção não pode dar, e naturalmente os atletas não ficam na AAC. Outro pormenor e o mais importante que acabei de referir anteriormente, é a tenra idade do atleta que vai ter que ser independente nesta cidade de estudantes e em que as solicitações são inúmeras e ele vai ter que as gerir ao nível profissional, emocional e desportivo na sua vida. Por fim a solução que temos indicado a esses atletas que vem de outros clubes é participarem nos campeonatos universitários e representarem a Associação Académica de Coimbra.
HR – Voltando baterias para as camadas jovens, a Secção Juvenil tem conseguido manter fornadas constantes na iniciação, o que indicia um trabalho de uma estrutura sólida. Qual o segredo que os responsáveis do HP têm para conseguir cativar os jovens para esta modalidade?
Digamos que essa foi umas das minhas preocupações quando tive funções de coordenação na AAC, aumentar o número de atletas, o número de treinadores com carteira na secção, para prevenir o futuro da Académica. Foi um trabalho de levar o hóquei às escolas do primeiro ciclo com alguns atletas da secção a fazer algumas demonstrações mais lúdicas de feição a cativar futuros patinadores. A aposta dos seniores residentes em Coimbra tirarem os cursos de treinadores foi uma solução que se arranjou para haver continuidade segura na secção de treinadores jovens, que são conhecedores da modalidade e do próprio “clube” e isto é um trabalho que deve ser continuado pelos seguintes responsáveis da formação já que o número de atletas aumentou e é altura de apostar mais na formação desportiva dos atletas apesar de que cada escalão treinar 3h30m por semana o que é pouco.
HR – Aquilo que tenho visto esta época, no que concerne a resultados desportivos, é provavelmente muito pouco para aquilo que o Clube investe. Nos escalões de competição somente a equipa de Juvenis poderá alcançar o Nacional, o que é muito pouco para os pergaminhos do Clube. Foi mesmo um ano mau, ou é mais que isso?
Sim na minha opinião reconheço que os resultados desportivos podiam ser mais positivos, mas já referi anteriormente que para haver resultados desportivos positivos deveria haver uma combinação de três factores, e a AAC que por ser um clube diferente por vezes dá-se mais interesse à parte escolar do que propriamente desportiva, apesar que a combinação podia ser perfeitamente compatível. Os juvenis de facto não foram apurados para o nacional, mas também à factores extrínsecos que não são controlados pela secção e são estas épocas em que aprendemos algo mais para o futuro.
HP – A equipa de benjamins do AAC está a mostrar que o Clube se regenera e não se perturba com vicissitudes. Com uma equipa muito personalizada e já com muito trabalho de casa, dá a entender que os bastidores do Clube não baixaram a guarda, e querem pôr novamente o Clube no lugar que é seu por direito. É um novo ciclo a começar e para ter continuidade?
Umas das razões importantes para que apareça por vezes equipas personalizadas têm a ver com alguns factores, que por vezes não são possíveis de obter ou conciliar e uma delas, por exemplo, o acompanhamento dos filhos por parte dos pais, um técnico entendido na modalidade e uma comparência assídua aos treinos, jogos. Estes três simples factores poderão a que se venha a ter um futuro interessante na modalidade e na própria instrução dos atletas fora do âmbito desportivo. Actualmente nesse escalão a que se refere é o que está suceder.
HR – Com as alterações nos quadros competitivos, houve necessidade de juntar outras Associações para a realização dos Campeonatos. Quais as vantagens e desvantagens deste modelo de competição?
As vantagens são muito mais que as desvantagens, à um aumento do numero de jogos entre as equipas, a um intercâmbio entre as várias regiões do país, um conhecimento do hóquei de cada região, possibilidade de mais equipas almejarem os campeonatos nacionais, evoluir da capacidade técnica e táctica dos atletas devido a um aumento dos jogos, um conhecer de novas regiões por parte dos pais, atletas e prolongarem uma época que anteriormente era pouco competitiva e levava ao aborrecimento dos atletas em jogar sempre com os mesmos clubes. Já na primeira época onde se realizou os sorteios desses campeonatos dei os parabéns aos representantes das três associações. As desvantagens destes campeonatos são a exigência económica para os pais e clube.
HP- Com quase 2 anos a competir com equipas de 3 Associações, provavelmente já terá uma ideia do trabalho que se realiza nos Clubes de outras Associações. Queres partilhar a sua opinião connosco sobre isso?
É evidente que se nota grandes diferenças de uns clubes para os outros nas três regiões. A prova disso são os resultados desportivos dos vários escalões dos diferentes clubes. Os dois clubes que estão num patamar à parte serão na minha perspectiva o S.C.Tomar e o H.C.Turquel, que demonstram que tem um trabalho bem definido ao nível da sua componente organizativa, em que pretendem obter resultados positivos todas as épocas em que entram em competição. Em relação à Associação académica de Coimbra é um clube diferente, em que se tenta ao máximo conciliar a parte escolar e desportiva, o que por vezes a parte desportiva é um pouco deixado de parte já que o objectivo de ganhar campeonatos ou obtenção de entradas para o nacional por vezes é deitado por terra com faltas aos treinos e aos jogos.  Mas volto a destacar que AAC que em sua grande parte é apoiada nos pais tem como maior vertente a formação do atleta como pessoa na sua vida social, AAC é na nossa opinião o “clube” quase de certeza dentro das três regiões a que tem mais atletas inscritos, o que demonstra também uma vivacidade importante.
HR -  Um ponto sensível, e onde noto existir opiniões muito divergentes, é sobre o modelo competitivo em Benjamins e Escolares. As limitações impostas pelo regulamento federativo, por exemplo com a obrigatoriedade de 2 GR por equipa, limita em muitos clubes a apresentação de equipas nestes escalões. Isso faz com que em muitos Clubes os jovens atletas pelo facto de não competir poderem acabar por desistirem da modalidade. Qual é a tua opinião sobre esta problemática?
A minha opinião é simples, acho que no âmbito regional apesar de sermos regidos pelas leis federativas deveriam se abrir excepções nos encontros regionais sobre a utilização de um guarda-redes por equipa, porque como todos nós sabemos muitos clubes não inscrevem equipas devido a ter um número reduzido de atletas e neste caso propriamente dito de ter só um guarda-redes. Acho que em casos destes deve-se é alertar os clubes que em caso de um dia disputarem um campeonato nacional não será permitido a participação dessa mesma equipa devido a ter só um guarda-redes, caberá aos responsáveis do próprio clube resolverem tal situação. O não deixar participar estes escalões com falta de atletas, é matar mais o hóquei do que ele já está, porque estes escalões de formação em que se fazem encontros e que são mesmo para instrução dos atletas não se deveria ser tão exigente quanto a essas regras com os clubes principalmente algumas regiões onde sabemos que a densidade populacional tem vindo a diminuir.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

FINAL FOUR - INICIADOS

 A Associação de Patinagem de Coimbra, responsável pela realização do Campeonato Regional de Iniciados, já indicou os locais para a realização das final four para este escalão que se efectuarão no próximo Domingo dia 23 de Janeiro.
Alcobaça foi a Cidade escolhida para a realização da Final Four do apuramento das equipas entre 1.º e 4.º classificados.
As equipas envolvidas serão o Águias da Memória, Santa Cita (grupo “A”), HC Turquel “B” e HC Santarém (grupo “B”).
A Vila de Turquel vai acolher a final four entre os 5.º e 8.º lugares, e onde estarão presentes o SC Tomar e FCO Hospital (3.º e 4.º dos Grupo A) e Vigor e Mocidade e J. Ouriense (3.º e 4.º dos Grupo B) .
Por fim, Mira foi a localidade escolhida para a realização do apuramento entre os 9.º e 12.º lugares. As equipas presentes serão o SC Marinhense e o HC Turquel “A” (5.º e 6.º do grupo “A”) e A Académica C e o Alcobacense CD (5.º e 6.º do grupo “A”).



Que Hóquei temos, que Hóquei queremos? - III


Esta semana iremos ter no Blog “HOQUEIREGIONAL”, Francisco Mogas, actual presidente do HC Santarém, acumulando as funções de coordenador de todo o Hóquei do Clube.
Natural de Castelo Branco, acabaria por se radicar em Santarém fruto da sua actividade profissional (reformado das Forças Armadas). Licenciado em Gestão de empresas, Francisco Mogas, dedicou uma parte da sua vida à modalidade, primeiro como praticante (entre 1978 e 1998), abraçando posteriormente a área técnica há já 12 anos.
Fruto da sua personalidade sairia em ruptura com os “Grupo de Futebol Empregados no Comércio de Santarém” e lançaria as bases do HC Santarém que hoje conhecemos.
Vamos pois ouvi-lo sobre as incidências do hóquei regional e abordar alguns temas que pensamos ser pertinentes para a evolução desta modalidade.
  
HR - Francisco, antes de mais que balanço fazes dos 8 anos de existência, do HC Santarém?
FG- Quando se iniciou este projecto ainda no Grupo de Futebol dos Empregados no Comércio de Santarém o hóquei em patins era uma modalidade em vias de extinção em Santarém. Apenas havia uma equipa de formação que apareceu logo após o desaparecimento da equipa de seniores. Hoje o HCS tem patinagem artística com diversos títulos e hóquei em patins onde desde o primeiro título distrital tem vindo todos os anos a escrever um campeão num dos escalões de formação. Portanto, a nível desportivo o balanço é super positivo dada a projecção a nível regional e até nacional. A nível social, a maior vitória foi sem dúvida a utilidade pública atribuída em Junho do ano passado, como um reconhecimento que eu acho merecido, pelo trabalho realizado ao longo destes anos.

HR- O trabalho desenvolvido desde 2002 nas camadas jovens, é um dos mais fortes a nível Regional. Desde a Iniciação que o trabalho que vai sendo desenvolvido, nos últimos anos no Clube tem dado frutos, visíveis nos títulos que entretanto foram sendo conquistados pelos diversos Escalões. Isto deve-se à capacidade mobilizadora do Clube para atrair os jovens, ou também pelo trabalho desenvolvido pelo corpo técnico?
FM- Deve-se essencialmente a um triângulo cujos vértices, de uma maneira geral, têm funcionado: pais, patinador e treinador. Quando estes três vértices funcionam começam a surgir coisas muito engraçadas que a nível desportivo quer social. Este triângulo associado a uma Direcção virada para o mesmo objectivo tem sem dúvida tudo para ganhar e é uma garantia de sucesso a médio longo prazo. Trabalhar em escalões de formação é preciso ter a capacidade de ser muito paciente e perseverante, e aqui voltamos ao triângulo pais, treinadores e patinadores.

HR- Com a alteração dos quadros competitivos nas camadas jovens, houve necessidade de envolver as 3 Associações para a realização dos Campeonatos. Que ilações se podem tirar desta “parceria” inter associativa?
FM- Apesar do aumento de custos para os clubes que a junção das 3 associações acarreta foi sem dúvida a coisa mais acertada nos últimos 15 anos no que diz respeito ao hóquei regional. A médio longo prazo os resultados serão fabulosos. A mentalidade do Português normalmente é pensar pequenino pois somos um país diminuto. Também aqui se verifica a mesma coisa. Como é que é possível num país tão pequeno ter 12 associações. Se pensar a sério e em prol da modalidade as associações deveriam juntar-se e constituir uma única – Associação de Patinagem do Centro ou outro nome qualquer pois o nome é irrelevante. Importante é o trabalho que se realiza. Vejamos a aberração e o dispêndio de tempo e energias – existem pelo menos três pessoas que fazem na sua respectiva associação os calendários de jogos e toda a logística relativa às provas. Será que haverá esta necessidade. Até agora o que é que as Associações têm feito para o desenvolvimento das modalidades? No hóquei patins apenas gerem os campeonatos e de ano para ano esta é a rotina e não passa daqui. Que contributo deram as associações para o aparecimento de clubes para a modalidade. Antes pelo contrário, na região centro do País os dedos das duas mãos não chegam para contar as equipas que têm acabado com a modalidade.
E que tal fazer um levantamento de pavilhões onde se pode praticar o HP e a Patinagem. Artística e onde não existam.
E que tal tentar entrar em contacto com Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, fábrica de patins – TVD, Skater, e outras e em coordenação fazer o surgimento da modalidade pela zona centro naqueles locais.
Temos de semear para colher e até agora tem sido só colher – inscrição de patinadores, multas e pouco mais.
 É certo as 3 Associações têm trazido algumas provas importantes quer a nível nacional quer internacional mas isso tem trazido mais patinadores?
O Luso está na moda para eventos nacionais e internacionais mas já apareceu alguma equipa do Luso?
Um bom exemplo foi o campeonato da Europa femininos em Mira que fez aparecer o Lagonense. Mas isto é muito curto.

HR- Como Coordenador do HC Santarém, como vês o trabalho que os Clubes que estão inseridos nesta Região, vai sendo desenvolvido?
FM- Não quero particularizar mas existem poucos clubes onde o desenvolvimento da modalidade tem sido muito bom, mesmo óptimo. Desconheço como funcionam pelo que correria o risco de ser injusto ou incorrecto. Sei como temos feito para poder apresentar um trabalho de qualidade que proporcione o desenvolvimento da modalidade em Santarém e gostaria de ver todos os clubes da região com os escalões todos. Seria na verdade o ideal e estaria garantido o futuro da modalidade na zona centro do País.

HR – Existe algum constrangimento em falar das “competições” mais jovens (Escolares e Benjamins). Deve ou não existir já nestes escalões alguma forma de competição? Alguns dos requisitos que estão consignados no Regulamento Federativo tem ou não sido um entrave para o desenvolvimento da modalidade? Gostaria que desses uma opinião pessoal acerca destas questões.
FM- Sobre este assunto já escrevi um artigo que está disponível no site do HCS e noutros. Parcos foram os comentários sobre o assunto e apenas recebi dois comentários sendo um do Jaime Santos ex-treinador do CDPA.
O que é de lamentar é que um assunto tão importante para o futuro do hóquei tenha tido tão poucos comentários e opiniões.
Vivemos num país de medíocres onde importa dizer mal sobre pequenas coisas, opinar sobre vulgaridades e onde o importante passa ao lado da maior parte das pessoas, pois a massa cinzenta que possuem é tão pequena que a mesquinhez e a vulgaridade, sobrepõem-se à pouca inteligência que possuem.
Lamentavelmente este exemplo começa em cima com muitos dos políticos e arrasta-se até cá abaixo.
O que é de saudar é que ainda existem (poucas) pessoas como o Jaime Santos que opinam de uma forma positiva e construtiva tendo por trás um manancial de experiência que foram mais de 20 anos dedicado à formação do CDPA.
Para ser mais claro e conciso – se os dirigentes e essencialmente treinadores não quisessem mostrar resultados (só a vitória no final do jogo é que interessa) naqueles escalões então o artigo 55º do regulamento geral de HP não tinha necessidade de existir nem nunca tinha sido sequer pensado. A essência do artigo está correcta mas não proporciona um aumento de patinadores que é o que se pretende para aqueles escalões.

HR – Para terminar, coloco este espaço para, se assim o entender, deixar uma mensagem a todos aqueles que acompanham o HP, e em particular o Hóquei Juvenil.
FM- A Internet tem sido um meio fabuloso de divulgação da modalidade e para isso tem contribuído os amantes deste desporto que através de sites e blogs têm-se afirmado no contexto nacional e internacional dando as suas opiniões e de outros divulgando o HP da melhor maneira que sabem. Os meus parabéns a todos.
Dirigentes de Portugal e amantes do HP tentem fazer o mesmo nas associações e nos clubes. Precisa-se sangue novo, ideias novas que conjugadas com a experiência de muitos poderão fazer da modalidade o que já foi em tempos.
Costuma-se dizer, não imitem, inovem (Do not imitate, innovate). Eu direi, imitem o que está bem feito e temos alguns bons exemplos no País.
Depois é só ter paciência e perseverança para continuar no tempo.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Que Hóquei temos, que Hóquei queremos? - II

Dando seguimento ao ao ciclo de entrevistas que o "HOQUEIREGIONAL" vai tentar fazer junto dos responsáveis dos Clubes que englobam as 3 Associações (AP Coimbra, AP Leiria, AP Ribatejo), esta semana fomos falar com Rui Pedro Cunha, responsável pelo hóquei do ACR Santa Cita.
Rui Pedro Cunha, natural de Santa Cita, Homem desde sempre ligado ao Clube desta aldeia do Concelho de Tomar, é a história viva de um Clube que se impôs no panorama hoquistico Nacional, que tem vivido com dificuldades a nível de recrutamento de jovens para a sua cantera fruto da sua localização. Mas isso nunca foi motivo para desânimos, bem pelo contrário, como poderemos constatar na entrevista, e após alguns anos onde a formação foi subalternizada, eis que o ACR Santa Cita, aparece em força nos últimos 5, 6 anos com o Clube a ter os escalões praticamente todos, o que demonstra a vitalidade deste Clube, mostrando que com vontade e muita imaginação, a obra aparece e cresce.


HR – Sendo um Clube inserido numa zona que é relativamente longe do grande centro urbano do Concelho, qual o segredo dos responsáveis para o sucesso que o Santa Cita vai coleccionando nas formações mais jovens?

RC – É nossa convicção que há quatro principais factores críticos de sucesso num projecto de formação no Hóquei em Patins: disponibilidade de pavilhão e transportes; competência dos técnicos; organização interna e seccionistas empenhados; paixão pela modalidade. Deste modo, hoje em dia, pudemos e devemos assumir, sem falsas modéstias, que o Santa Cita preenche com eficácia todos estes requisitos. Pavilhão e carrinhas próprias, secretaria, oficina, posto médico e lavandaria como retaguarda de um conjunto de técnicos  e seccionistas que no dia-a-dia são os principais apoio aos mais de setenta atletas do Hóquei Juvenil. Fruto do envelhecimento e desertificação do mundo rural, a nossa maior dificuldade é o reduzido número de crianças que nos chegam para iniciar a prática da modalidade. Tentamos tornear esta circunstância abrindo o clube, alargando o campo de recrutamento e não impondo limite de idade para a iniciação à patinagem. Há muito que existe internamente uma directiva clara para todos: “quando um atleta entra na porta do pavilhão ninguém pergunta onde mora”. É muito gratificante ver chegar crianças de mais de vinte localidades diferentes que, com sacrifício dos pais, se deslocam até nós para praticarem a modalidade e confiarem na nossa estrutura.  Em relação ao limite de idade temos tido agradáveis surpresas, dado que, há atletas que começando a patinar tarde em relação à idade considerada ideal vieram a revelar-se excelentes praticantes. Importa porém lembrar que, no clube, todos  estamos conscientes que a avaliação do trabalho realizado não será medido apenas no presente nem unicamente pelas vitórias alcançadas. Elas podem e devem surgir de forma natural em consequência de um conjunto de boas práticas e sempre condicionadas pelo desempenho dos nossos adversários dado que há cada vez mais clubes a trabalhar com qualidade.

HR – Depois de alguns anos onde a formação de atletas foi um pouco descurada, por aquilo que se vê nos últimos anos, existe matéria humana, para pensar em voos mais altos. Será que podemos ver dentro de pouco tempo a equipa Sénior ser alimentada pelos jovens que evoluem na “cantera” do Santa Cita?

RC - A aposta na formação por parte do clube é uma decisão estratégica da máxima e igual importância para o futuro mas também para o presente. No presente, a vitalidade do clube em variadíssimas situações resulta em grande parte do contributo do hóquei juvenil: desde a organização de festas até à angariação de fundos, passando pelo aumento nos últimos anos do número de associados. No presente, o nosso plantel sénior já conta com atletas que fizeram integralmente a sua formação desportiva no Santa Cita: o Joel e o André. Por outro lado os nossos Juvenis participam frequentemente nos treinos dos seniores numa relação de interesse comum para ambos os grupos de trabalho. No futuro acreditamos que outros mais lá chegarão, sendo certo que, também aqui, não existem dois lados: os formados no Santa Cita e os formados noutros clubes. Temos no nosso plantel sénior atletas de extraordinária valia humana e desportiva, que nos enchem de orgulho. Pelo seu carácter, exemplo de dedicação e compreensão da cultura do clube são referências importantes para os nossos jovens. Não é coincidência o facto de nas assistências dos jogos de seniores se notar cada vez mais a presença  de atletas e familiares do universo do hóquei juvenil. Por tudo isto não é de estranhar que o orçamento do hóquei juvenil do Santa Cita seja significativamente superior ao do hóquei sénior. Se incrementássemos no hóquei sénior todos os recursos financeiros disponíveis estaríamos certamente mais desafogados economicamente no presente. Não sei é se teríamos futuro. Pessoalmente, ficarei muito feliz por cada atleta formado por nós que chegue aos seniores, mas, confesso, ficarei ainda mais feliz se os vir no futuro serem adultos responsáveis, estudantes ou profissionais exemplares, e sentir que o hóquei em patins os ajudou de alguma maneira a atingirem patamares de excelência na sua vida pessoal.

HR – Os gestão que uma Secção Juvenil tem, são uma “dor de cabeça” para os Directores de qualquer Clube. Como é que o Santa Cita consegue, pôr a máquina a funcionar? A colaboração dos pais é uma realidade no Clube?

RC - Eu diria que as “dores de cabeça” para os directores serão tanto menores quanto mais distribuída estiver a responsabilidade de ajudar estes jovens a crescer. O sucesso de cada um começa em casa, no seio da família. O clube pode ajudar mas nunca será determinante se as bases e o exemplo não forem recebidas directamente dos pais e familiares. Em relação à colaboração dos pais direi tudo em duas frases: o hóquei juvenil em Santa Cita pura e simplesmente não existia se não fosse a colaboração da esmagadora maioria deles. Dizer apenas obrigado não é suficiente é preciso reconhece-lo publicamente. Por outro lado, pessoalmente, na qualidade de responsável pelo hóquei juvenil tenho a vida muito facilitada por duas ordens de factores: descentralização do poder de decisão nos seccionistas que de forma notável são pilares fundamentais neste projecto e escolha criteriosa dos técnicos, seguida de total confiança, deixando-os trabalhar sem a pressão dos resultados. Em relação a estes últimos o Santa Cita vive uma situação privilegiada. Nuno Nobre, Eliseu Raimundo “Zig”, Rui Nunes, Paulo Lopes e Luís Cunha são nomes de indiscutivel competência.

HR – Com os Campeonatos Regionais a terminarem, no que diz respeito aos escalões de competição, como vê a prestação das equipas do Clube nas provas em que estão envolvidas?

RC – No começo da época na nossa reunião técnica, definimos em conjunto os objectivos colectivos para cada escalão. Sabíamos à partida que não seria uma época fácil para nenhum deles por circunstâncias diferentes e também pelo sorteio dos grupos que nos foi madrasto em todos os escalões. Nesta fase da época pudemos dizer que cumprimos de forma muito satisfatória o que estava prespectivado. Estamos certos que qualquer dos escalões nos darão ainda muitas alegrias na segunda parte da época. Quer os escalões que ficarem a competir nos campeonatos Regionais quer os que eventualmente forem aos Nacionais seguirão o seu percurso evolutivo com naturalidade, sem constrangimentos nem pressão de resultados.

HR – A necessidade de se adaptarem os Campeonatos, fruto das alterações impostas pela Federação, levou a que se começassem a disputar provas Regionais em conjunto com Leiria e Coimbra. Na sua óptica quais a vantagens e desvantagens deste modelo de competição?

RC - Estive presente nos sorteios realizados em Leiria na época passada, quando pela primeira vez realizámos campeonatos Regionais com Leiria e Coimbra . Aproveitei a ocasião para dar os parabéns pela decisão aos responsáveis das três associações presentes. Mais de um ano passado mantenho a mesma opinião. Este é o caminho correcto, embora, o tempo e a experiência vivida me leve a pensar que pudemos e devemos reflectir sobre o modelo competitivo por forma a melhorar o conceito actual. De forma muito sintetizada julgo que deveríamos organizar os convívios de Benjamins e Escolares numa primeira fase a nível Regional visando reduzir as despesas de deslocação para os pais e clubes e poupar as crianças de tenra idade a grandes deslocações. Na segunda fase, esta já de âmbito Regional, olhando exclusivamente para o interesse dos atletas, deveríamos, sem complexos, agrupar as equipas por grau de desenvolvimento na modalidade evitando jogos e resultados desnivelados, bem como todos inconvenientes que os mesmos acarretam quer para as crianças que perdem quer para as que ganham. Ao nível de Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores, deveríamos tentar encontrar uma solução para que o Campeão Regional fosse apurado com base na regularidade e não premiando a equipa que se encontra melhor no fim-de-semana da final-four. Penso ainda que esta reflexão deveria ser feita numa primeira fase ao nível técnico (na ausência de directores técnicos nas associações estas indicariam dois treinadores para o efeito) e só depois uma proposta comum sairia para aprovação superior ao nível dos dirigentes.

HR- Com a segunda época já a decorrer nestes moldes em que participam equipas de 3 Associações, provavelmente já terá uma ideia do trabalho que se realiza nos Clubes de outras Associações. Quer partilhar a sua opinião connosco sobre isso?

RC – É sempre difícil dar opinião com exactidão e sem correr o risco de ser injusto quando não se conhece em detalhe o que se passa nos outros clubes. Devo porém começar por dizer que nas circunstâncias  económicas e sociais actuais, considerando a clara perda de popularidade e interesse pelo hóquei em patins, fruto da falta de liderança, estratégia e capacidade de adaptação aos novos tempos que a modalidade há muito deixou de ter, todo e qualquer clube que consiga colocar em campo uma só equipa que seja deve ser digno de admiração e reconhecimento por alguma coisa fazer pela modalidade. Temo mesmo que o hóquei em patins venha cada vez mais a fechar-se em si mesmo marginalizando-se e abrindo espaço a que o marginalizem. De uma forma geral o que se verifica nos clubes do Ribatejo, Coimbra e Leiria, é a existência de ciclos virtuosos, isto é, não existe um trabalho continuado que garanta uma qualidade media nos vários escalões ou, pior e mais frequente ainda, a existência sequer de todos os escalões. Nas associações referidas o Turquel será único clube que está nesta situação ideal. Num segundo plano o Sp.Tomar estará muito próximo de o conseguir. E depois, como disse atrás, há muita gente a trabalhar bem: HC Santarém, Oliveira do Hospital, Académica, Águias de Memória, Juventude Ouriense têm excelentes equipas num ou em vários escalões.     

HR –Existe algum constrangimento em falar das “competições” mais jovens (Escolares e Benjamins). Qual é a percepção que os responsáveis técnicos tem sobre a forma de competição que é definida pela FPP? Acha que deve ou não existir já nestes escalões alguma forma de competição? Um dos pontos mais sensíveis a muitos Clubes é o facto de haver a obrigatoriedade de estarem dois GR na equipa faz que alguns Clubes prescindam de inscrever esses escalões por não conseguirem preencher esse requisito.  A falta de árbitros nos encontros é também outro dos pontos sensíveis a muitos Clubes. Gostaria que desse uma opinião pessoal acerca destas questões.

RC – Sou há muitos anos critico ao modelo vigente para estes escalões. Numa perspectiva do interesse das crianças, nunca dos pais e dirigentes, desde logo, não reconheço qualquer vantagem em apresentar classificações, sejam de que tipo forem, resultantes dos encontros efectuados. Estou certo que essas classificações podem envaidecer adultos pouco esclarecidos mas nada acrescentam à formação do jovem desportista. Suspeito mesmo que uma das razões para o nosso hoquista tipo estar, ano após ano, a perder o melhor que o caracterizava (técnica individual, repentismo, magia) com consequências dramáticas para a estética do jogo, se prende precisamente por desde tenra idade se verem amarrados a esquemas tácticos em nome de vitórias de gosto e interesse duvidoso. A regulamentação para estes escalões é teoricamente interessante mas na prática revela-se anti-pedagógica, confusa e geradora de conflito internos e entre clubes. Na minha opinião era fundamental uma revolução total nestes escalões que passaria por três decisões difíceis mas de óbvias vantagens:

·         redução do número de atletas por equipa: um guarda-redes e cinco universais com enormes vantagens na facilidade e custo de transportes, mais tempo útil de jogo para cada atleta e maior número de equipas. Deveríamos acompanhar esta medida com a redução do tempo de jogo e a permissão de cada clube inscrever o número de equipas que conseguisse.
·         organização de jogos de equipas com graus de aprendizagem semelhantes para evitar resultados desnivelados. As equipas deveriam ser inscritas no escalão e no nível/grau.
·         Dividir a época desportiva em duas (Setembro a Dezembro / Janeiro a Junho) para permitir inscrição de novas equipas, troca de atletas e alterações de nível/grau.  

HR – Para terminar, coloco este espaço para, se assim o entender, deixar uma mensagem a todos aqueles que de uma forma mais ou menos activa acompanham o HP, e em particular o Hóquei Juvenil.

RC – Se me permite terminarei com um agradecimento a si em particular e um pedido à comunidade do hóquei em patins em geral. O agradecimento: ao seu trabalho neste blogue de visita obrigatória e por ter dado espaço ao hóquei Juvenil da A.C.R de Santa Cita. O pedido: que nos olhem com justiça e sem preconceitos. Sabemos a qualidade do trabalho desportivo e social que efectuamos, conhecemos os nossos parcos limites e dimensão mas existimos há mais de trinta e cinco anos porque nos recusamos a deixar de sonhar.

domingo, 9 de janeiro de 2011

V TORNEIO DOS REIS

 RIBATEJO TERMINA EM 3.º LUGAR

 Terminou hoje o "V Torneio do Reis" que se realizou no Porto, com a Selecção Distrital local a vencer sem "espinhas" o seu rival desportivo, o  Minho por 4-0. Foi a desforra do que se passou em Viseu no Torneio aí realizado sob a égide de Aveiro e onde a selecção Minhota levou a melhor sobre a equipa orientada por João Lapo (APP).
Quanto à selecção do Ribatejo acabou da melhor maneira a sua participação neste Torneio ao vencer  Aveiro por 4-2, relegando assim esta selecção para o último lugar.
Frente à Selecção de Aveiro, que está a ser uma das boas surpresas neste escalão, o conjunto do Ribatejo procurou limpar a má imagem que ontem deixou no Pavilhão do Infante de Sagres no Porto, fazendo hoje um jogo onde o colectivo e a actitude demontradas no encontro lhe valeram a vitória, de forma mais que justa.
Mostraram que quando querem, podem sem dúvidas estar no patamar dos mais fortes. O trabalho desenvolvido por Fernando Vaz começa a dar os seus frutos, haja vontade e empenho por parte da Associação para que tal seja possivel.
Termina assim a prestação da equipa Ribatejana que em pouco menos de um mês esteve envolvida em dois Torneios frente a algumas das melhores Selecções Distritais, e que lutam sempre pelo 1.º lugar do Inter Regiões. 
Deixamos aqui os resultados e classificações dos dois dias da prova.
Uma palavra final para o "Mundook", pela disponibilidade demontrada para com o "hoqueiregional".

sábado, 8 de janeiro de 2011

V TORNEIO DOS REIS

Com 2 jornadas já disputadas no Torneio Inter-Associativo que se está a realizar no Porto, a Selecção Distrital de Iniciados do Ribatejo, pode-se dizer, entrou com o patim esquerdo neste evento.
No 1.º jogo frente ao seleccionado do Minho sofreu uma pesada derrota por 9-1 e pela tarde frente à selecção do Porto voltou a baquear, desta feia por 5-0.
Depois dos resultados e principalmente das exibições obtidos em Viseu no Torneio de Natal  frente às mesmas Selecções, e onde a formação Ribatejana tinha deixado uma boa imagem no referido Torneio, as exibições da equipa orientada por Fernando Vaz, neste Torneio, estão muito aquém daquilo que se esperava dela.
Esperamos que amanhã frente ao seleccionado de Aveiro possam rectificar a imagem que decididamente hoje foi muito pálida para aquilo que estes jovens atletas sabem e podem fazer.
O "HOQUEIREGIONAL" deixa aqui os resultados e classificação após as 2 jornadas realizadas:

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Que Hóquei temos, que Hóquei queremos?



O “HOQUEI REGIONAL”, vai iniciar um ciclo de entrevistas com os responsáveis técnicos/directivos da maioria dos Clubes que estão inseridos no Regional que abarca Leiria, Coimbra e Ribatejo.
Pretende-se com isto dar a conhecer um pouco daquilo que cada Clube faz assim como saber aquilo que cada um pensa sobre o Hóquei que se pratica na Região Centro.
Os pontos de vista sobre o Regional, a problemática da formação, os receios e as ambições que se querem para que o Hóquei possa novamente tomar um lugar que é seu por direito, são, entre outros, temas que irão aqui ser abordados, de forma algo superficial, mas de qualquer forma insicivos, por aqueles que vivem por dentro a modalidade.
O “HOQUEIREGIONAL”, espera que todos aqueles que o visitam possam apreender um pouco mais sobre a vida dos Clubes da Região Centro, e com isso possamos sair mais ricos em termos individuais e colectivos sobre este desporto que quase todos lutamos para que possa novamente imergir para um patamar mais de acordo com o seu passado.

O Blog “HOQUEI REGIONAL”, foi ao encontro do Prof. João Simões, natural da Benedita, mas foi em Turquel que se iniciou na modalidade desde muito cedo tendo percorrido todos os escalões do Clube até aos Séniores. Com 21 anos mudou-se para a retaguarda, como preparador físico e posteriormente como técnico da formação e por fim como o responsavél da equipa Sénior que exerceu até ao final da passada época.
Homem ligado quase umbilicalmente ao desporto uma vez que é Professor de Educação Física na Benedita e de Hóquei Patins no curso de treino desportivo da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, acumula isso com a coordenação do Hóquei Juvenil do Turquel, assim como ainda tem tempo para orientar a equipa de Iniciados do Clube, que diga-se, tem já carimbado o passaporte para o Nacional da categoria.
É pois com ele que o HOQUEI REGIONAL inicia este projecto, a quem antes de mais agradece pela disponibilidade demonstrada desde o primeiro minuto.


HR- João, depois de alguns anos a orientar a equipa principal do Turquel, e acumulando a coordenação de todo o Hóquei do Clube, esta época dedicou-se só como responsável do Hoquei Juvenil do HCT. Quais os motivos desta decisão?

Ser Coordenador e treinador da equipa principal são funções extremamente exigentes e desgastantes para uma pessoa que não é profissional. Esta época, e após 3 anos e meio, senti que era a altura ideal para deixar a equipa sénior para poder ter mais disponibilidade, pois apesar de treinar os Iniciados, a carga emocional é totalmente diferente e permite-me acompanhar mais de perto os treinadores e, em termos familiares e particulares também me permite desfrutar de alguns momentos que neste momento são prioritários. É claro que o facto de termos garantido a equipa técnica actual fez com que essa decisão fosse ainda mais facilitada uma vez que sei que o Paulo e o Nelson acrescem mais qualidade à equipa e tudo farão para que os jogadores continuem a evoluir para que, num futuro próximo, possamos estar a competir entre os melhores.

 HR- O HCT embora milite na 2.ª Divisão Nacional, é reconhecidamente um dos emblemas mais mediáticos da modalidade em Portugal. Qual é o segredo?
Na minha opinião o segredo é o TRABALHO DE EQUIPA. Quem vem a Turquel sente que todos trabalham com o mesmo objectivo e motivação. Hoje a nossa realidade é trabalhar com as pessoas da terra e essa é a nossa motivação. Julgo que o sentido de pertença de todos (atletas, treinadores, directores, seccionistas, sócios e amigos) faz com que todos os que têm uma função, por mais pequena que seja, a façam com grande motivação e satisfação e julgo que esse é o nosso segredo. O Mediatismo não é mais do que o reconhecimento exterior daquilo que fazemos com base nesta forma de estar, cada clube tem a sua cultura e acho que esta é a nossa…

HR- O trabalho desenvolvido nas camadas jovens, é um dos mais fortes a nível Regional, para não dizer Nacional. Em qualquer dos escalões, batem-se para o título. Isto deve-se à capacidade mobilizadora do Clube para atrair os jovens, ou também pelo trabalho desenvolvido pelo corpo técnico?

Sabemos que cada vez mais é difícil atrair as crianças pois as ofertas são cada vez mais e diversificadas e isso faz com que os clubes tenham de oferecer um serviço de muita qualidade para que tenham sempre muitos atletas nos escalões de iniciação. Julgo que conquistámos uma imagem de seriedade, de valorização pessoal e desportiva e isso faz com que consigamos mobilizar muitas crianças e depois de eles aparecerem cabe a todos fazer com que não desistam e que vão evoluindo como pessoas e jogadores de forma a poderem pertencer à nossa equipa Sénior. É assim que tentamos olhar para todos os atletas do nosso clube. Não podemos esquecer a importância de directores, seccionistas, pais e colaboradores que voluntariamente contribuem diariamente para que as condições dos nossos atletas sejam cada vez melhores. No que diz respeito à componente desportiva, essa é claramente da responsabilidade dos treinadores e julgo que temos feito um trabalho onde todos têm uma perspectiva de longo prazo que nos tem permitido alcançar resultados bastante satisfatórios mas que queremos e trabalhamos sempre para melhorar, pois tal como os nossos atletas, também nós treinadores estamos sempre em formação.


HR- Com a alteração dos quadros competitivos nas camadas jovens, houve necessidade de envolver as 3 Associações para a realização dos Campeonatos. Que ilações se podem tirar desta “parceria” inter associativa?
Julgo que foi um passo muito positivo para os clubes da nossa região pois permite-nos ter mais e melhor competição a nível regional o que faz com que todos possamos evoluir mais e assim diminuir as diferenças que ainda sentimos quando defrontamos equipas de associações muito competitivas.
Na minha opinião esta alteração peca por tardia mas num futuro próximo vai permitir que todos retiremos dividendos dela.

HR- Como Coordenador do HCT, como vê o trabalho dos Clubes na região centro?
Os clubes são hoje aquilo que trabalharam ontem e encontramos alguns clubes onde erros do passado fazem hoje com que não tenham muitos atletas e equipas. Na minha opinião, ter todos os escalões deve ser um objectivo central de todos os clubes. Infelizmente é com tristeza que constato que alguns clubes na nossa região não conseguem garantir essa sequência de escalões, o que cria instabilidade e inviabiliza uma política de longo prazo o que, na minha opinião, faz com que os clubes apenas sobrevivam em vez de viver. Julgo até que a Associação e a Federação deveriam premiar os clubes que inscrevem equipas em todos os escalões como forma de incentivar e promover o desenvolvimento da modalidade.  

Na nossa região existem alguns clubes com muita tradição e os resultados desportivos da sua formação destes distingue-os por si só. Julgo que esses são os mais organizados e competentes no trabalho que desenvolvem diariamente. Pontualmente aparece um ou outro escalão num ou outro clube mas como não existe uma base forte acaba por não ter a continuidade desejada. Estou certo que os clubes que mais investirem na base da formação e na sua continuidade serão aqueles que melhores resultados terão no futuro.

HR –Existe algum constrangimento em falar das “competições” mais jovens (Escolares e Benjamins). Deve ou não existir já nestes escalões alguma forma de competição? O facto de haver a obrigatoriedade de estarem dois GR na equipa faz que alguns Clubes prescidam de inscrever esses escalões por não conseguirem preencher esse requisito. Gostaria que desse uma opinião pessoal acerca destas questões.
Na minha opinião a competição é o alimento do desporto e tem um papel fulcral na motivação das crianças para a prática desportiva.
Quando ouvimos falar de “campeonite” e dos problemas para as crianças que daí advêm, isso em nada se deve aos modelos competitivos mas sim à forma como as pessoas adultas participam neles; aliás, todas as regras que são criadas nestes escalões não seriam necessárias se os clubes e treinadores tivessem uma visão pedagógica e de longo prazo da função que ocupam na formação de homens e jogadores.
Como treinador de bambis, benjamins ou escolares não me vejo a ir para um jogo e não utilizar todos os atletas ou a deixar um gr menos desenvolvido em casa para não sofrer golos, etc... por isso acho que as regras só são necessárias porque os adultos desvirtualizam a potencialidade de cada jogo.
Em Turquel também temos falta de gr e o que fazemos é equipar rotativamente jogadores de campo para podermos inscrever o maior n.º de equipas possível para que todos possam jogar. Atenção que não estou a criticar quem faça de outra maneira pois, quem sou eu para dar lições de moral ou meter-me no trabalho dos outros clubes? Sempre soube respeitar a opinião dos outros mas esta é a minha.
Julgo que o jogo deve ser o mais formal possível, aliás ainda não consigo perceber como não temos árbitros nestes escalões. Será que eles não têm uma função pedagógica fundamental? Não acho justo que a inscrição de um escolar custe o mesmo dinheiro na associação de Leiria ou Lisboa e nós cá não tenhamos direito a árbitros enquanto que outras Associações o consigam garantir aos seus atletas. Na minha opinião os nossos atletas aprendiam e evoluíam mais com a figura do arbitro real dentro da pista.
Julgo que os quadros competitivos devem evoluir no sentido de acabarmos com resultados muito desnivelados, que são desmotivantes e pouco produtivos em termos da evolução de ambas as equipas. Talvez a formação de séries por nível competitivo possa ser uma solução. 

HR – Para terminar, coloco este espaço para, se assim o entender, deixar uma mensagem a todos aqueles que acompanham o HP, e em particular o Hóquei Juvenil.
Aproveito para desejar saúde a todos os amantes do hóquei em patins, pois enquanto a tivermos iremos continuar a tentar cada um no seu cantinho e na sua função a desenvolver a nossa modalidade. Contrariamente aos anunciadores da desgraça que dizem que o Hóquei está a morrer julgo que a modalidade está a construir um presente mais forte e que, se não nos desviarmos dos nossos objectivos, o futuro será cada vez mais risonho. Prova dessa vitalidade são sites como estes que no passado eram inexistentes e que agora permitem com que vamos sabendo o que se vai passando no panorama nacional.
Termino com uma palavra de apreço para o site Hoquei Regional que desempenha um papel fulcral na nossa região e que colmata uma lacuna de informação há muito existente. Parabéns e desejos de longa vitalidade.